Setembro 2023 (mas poderia ser 16.04.2025)
O mundo mudou...
Essa frase inaugura a trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, ela abre também esse editorial pra enfatizar nosso compromisso com O Estado Lúdico, sendo, possivelmente, seus mais entusiasmados habitantes.
Acreditamos que o mundo que é, também pode vir a ser outro e que jogos de coordenação com fundo lúdico, como o nosso podem ter um papel fundamental na construção da consciência de um humano mais natureza, mais ainda. Porém.... As informações que veiculamos são do mundo real, hiper real.
Desde a publicação do nosso último editorial tivemos muitas alterações, não no pensamento geral do blog ou em sua forma e conteúdo, mas na maneira como passamos a nos constituir
Antes de entrar nesses tópicos gostaríamos de expressar explicitamente nosso compromisso com o programa de Reforma Agraria Popular no Brasil, que busca estabelecer outros paradigmas de desenvolvimento e através da Agroecologia produzir alimentos saudáveis, que representam uma energia positiva, por isso este permanece como um campo fundamental de defesa do nosso editorial e um dos principais eixos do nosso zine
Á luz dos acontecimentos recentes na historia da América Latina, no que diz respeito ao uso dos combustíveis fósseis, gostaríamos de enfatizar nesse editorial o que somos radicalmente frontais, e expressar que promovemos o processo de transição energética, independente dos interesses do governos da ocasião, sempre nos posicionaremos contrários a exploração na foz do Rio Amazonas, ou em qualquer outro lugar e não importa o pretexto em alta, o progresso não pode atropelar o humano e a natureza
Agora, além do conteúdo nas colunas do blog, que é gerado em nossas ações ambientais, artísticas e educacionais, delineamos melhor nossa função de agregar notícias e mediar para um público selecionado e a essa seção intitulamos "Observatório do Presente aparente", atualizado com as matérias mais relevantes que saem na mídia socioambiental brasileira diariamente, assim como noticias políticas de todo o mundo.
Somos ativistas dos Direitos da Natureza e em todas as oportunidades vamos levantar essa bandeira em nossa produção de conteúdo. Estamos do lado de quem chama os rios, florestas e montanhas de parentes, não de recursos
Acreditamos em um desenvolvimento não apenas sustentável, mas regenerativo: Ao sustentar o modo de produção e a situação em que o planeta se encontra, o pior apenas se aproxima mais rápido, já estamos sentindo as devastadoras mudanças na atmosfera. Pensamos que é necessário gerar impactos positivos no meio e atuar para o nascimento de ecossistemas de regeneração biorregional.
Por isso passamos a contar com a parceria o Protocolo CiberCultural Recursos Regenerativos, com a comunidade AgroforestDAO e a Green Pill, que além de conteúdo altamente especializado em Web 3, e que trazem consigo uma rede global de iniciativas interconectadas, entretanto, Zine Verde Verso permanece sem nenhum tipo de alinhamento automático e sim busca o desenvolvolvimento compartilhado e parcerias estratégicas e fomentando autoridades mútuas na internet.
25/09/2023 (atualizado em 15.04.2025)
Diplomacia da Utopia
____________________
Junho 2023
Por mais que digam o contrário, o planeta terra (ainda) é redondo e a realidade é uma só.
Existe apenas um mundo físico e é ele que está em constante transformação e disputa desde os primórdios da humanidade, através da política ou das guerras, seja por poder, território, influencia ou pelos produtos provenientes da transformação da natureza e seus recursos
A ciência tem mostrado a existência de muitos universos, multiversos e outras tantas possibilidades de espaços, porém, entendemos que essas por entanto não passam de projeções virtuais, desdobramentos que dependem desta escala e desse mundo que chamamos de real, da psiquê, da cultura, do conhecimento e tecnologias produzidas neste plano, sendo assim, não é possível imaginar um mundo utópico, ou mesmo a interação com outras realidades, ainda que no plano virtual, que não se relacione diretamente com essa dimensão e suas disputas de ideias e imaginários. Este conjunto de ideias denominamos Macro Narrativas e entendemos que essa imagem do real não necessariamente o contempla como um todo, mas o representa, e por isso nos colocamos como veículo de mídia e destinamos um grande espaço do nosso conteúdo para tratar dele, fazendo denúncias, pautando atualidades, divulgando iniciativas e publicando comentários e reflexões com argumento socioambiental.
Repudiamos toda e qualquer discriminação de etnia, gênero, sexualidade, assim como antissemitismo, xenofobia entre tantas outros preconceitos, autoritarismos e terrorismos de Estado, para essas doenças sociais produzimos antídotos que alimentam as emoções e o imaginário com paisagens de harmonia, simbiose com o mundo natural, inspirando empatia e solidariedade, atuamos ainda como instrumento de propaganda de ideias anticapitalistas entre outras teorias, filosofias e cosmologias embasadas e coesas com suas tecnologias sociais incorporadas
Esteticamente apresentamos um viés Futurista Sifi, Simbiótico, Antropófago, Lunar Punk, Solar Punk
Nossa redação, a luz do presente perceptível e emergente, busca inspirar um futuro humano mais integrado à natureza renderizando outro mito fundamental
As colunas do blog Agroecologia é o Caminho e Natureza & Artes abordam diferentes eixos de ação e discussão para promoção da Educação Ambiental e com este mesmo objetivo redirecionamos para diferentes redes e recursos, como E-book´s, jogos e aplicativos com o mesmo escopo.
Disponibilizamos espaço para anunciar ou promover seu conteúdo em nossa páginas preferencialmente contemplando o consumo consciente, a economia colaborativa, produtos verdes, serviços ambientais, educativos, artísticos, de aprimoramento pessoal ou de empreendimento regenerativo e desde que este esteja em consonancia com as políticas deste editorial
______________________
Janeiro 2021
Em um mundo turbulento e inquieto, erguem-se vozes em busca de mudanças
Somos vozes de esperança, ecco))) dos sonhos, defensores da Liberdade e Equidade. Somos mentes e corações unidos criando uma sinfonia de ideias, uma rede de conexões, uma teia de possibilidades.
Neste manifesto, apresentamos uma utopia onde a criatividade floresce e a imaginação não conhece limites. De mãos dadas com o Humanismo, reconhecemos o valor de cada ser e ente, celebramos a diversidade e o respeito mútuo.
Com inspiração nas possibilidades abertas pela Criptografia Blockchain e por tecnologias de Governança Descentralizada, alçamos vôo em direção a um futuro em que a empatia e a colaboração são as base das relações, e onde as decisões saõ tomadas em conjunto.
Inovamos, nos aventurando sobre Tecnologias Regenerativas, nutrindo as emoções e co-criando um mundo em simbiose com a Natureza.
Acreditamos e promovemos a Economia Circular, Colaborativa e Solidária, onde recursos são compartilhados e todos encontram lugar.
Nos aveturamos nos labirintos do Futurismo Si-FI, dançando ao ritmo da Cultura de Paz e da Abundância, construindo um tempo que emane o perfume da Salutogênese.
dessa forma alimentamos nossa imaginação e resiliência para enfrentar os desafios de construir esse mundo mais saudável.
Temos a Transição Energética e o Desenvolvimento Sustentável como bússola que nos guia, enquanto cultivamos a Agroecologia buscamos reconectar nossa humanidade com a natureza e desenvolver outras integrações.
Reverenciamos, valorizamos e respeitamos os Povos Originários, reconhecendo sua sabedoria ancestral.
Nossos traços artísticos pintam um mosaico colorido, unindo passado e futuro.
Atravessamos as fronteiras convergindo para um Mundo Multipolar, onde a harmonia e a cooperação superam o colonialismo, as divisões e o ódio.
Repudiamos o Racismo, Antissemitismo, Xenofobia, a Misogenia, toda forma de opressão e erguemo-nos contra o fascismo contenporâneo.
Avançamos para um novo paradigma, onde a alma da humanidade resplandece em amalgamada com o cosmos.
No ritmo da mudança, tecemos a história com fios progressistas, dançando ao som da contra cultura que eccoa))) por todo o mundo.
O futuro nos aguarda. Somos a força motriz da transformação. Unidos, erguemos a bandeira do amor, da justiça e da solidariedade, em busca de um mundo onde a luz da liberdade brilhe em todos os cantos.